Na noite deste sábado, 21 de setembro de 2024, a Diocese de Picos iniciou as celebrações do Ano Jubilar com o tema: “Diocese de Picos: 50 Anos Fortalecida na Esperança”. A missa de abertura, realizada na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos – PI, foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Plínio José Luz da Silva e contou com a participação de todo o clero e fiéis de todas as paróquias pertencentes à Diocese.
A Diocese de Picos, circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana, foi criada em 28 de outubro de 1974 pela bula “Neminem Latet” do Papa Paulo VI, sendo desmembrada da Diocese de Oeiras. Originalmente, a nova diocese compreendia uma área de 23.121 km², abarcando 17 municípios e formada por 5 paróquias, atendidas por 8 sacerdotes. O principal incentivador da criação da diocese foi o então Bispo de Oeiras, Dom Edilberto Dinkelborg.
Em 21 de setembro de 1975, com a instalação da diocese, Dom Augusto Alves da Rocha tomou posse como o primeiro Bispo, governando até 2001, quando foi transferido para a Diocese de Oeiras-Floriano. Durante o período de vacância, a diocese foi administrada pelo Padre Francisco Bezerra Neto até a nomeação e posse do segundo e atual Bispo, Dom Plínio José Luz da Silva, em 31 de janeiro de 2004.
Atualmente, a Diocese de Picos cresceu significativamente, contando com 27 paróquias e 4 áreas pastorais, abrangendo 42 municípios. Durante a homilia, Dom Plínio José, expressou sua alegria em receber a abertura do Ano Jubilar: “É uma alegria poder receber a abertura do Ano Jubilar da nossa diocese”.
A celebração do Ano Jubilar marca um momento de reflexão e renovação para os fiéis. A programação do jubileu inclui diversas atividades e celebrações.
Confira abaixo a programação do Ano Jubilar:
Veja todas as fotos:
Fonte: dp15.com