No período de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2023, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Dom Expedito Lopes/PI, recebeu a 1ª Visita Pastoral de Dom Plínio Luz, bispo diocesano de Picos. A visita marcou um importante momento de aproximação entre o Bispo e as pessoas da Paróquia.
No primeiro dia, Dom Plínio Luz, teve a oportunidade de conhecer de perto o ambiente educacional, como a Creche Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o Ginásio Municipal Francisco Belo de Sousa. Participou também da reunião com todos os membros da Confraria, visitou as Comunidades Baixa Grande e Buriti Grande. Encerrando o primeiro dia, o bispo celebrou a Missa na qual 34 jovens receberam o Sacramento da Crisma.
Nos dias seguintes, além de continuar as visitas às comunidades, Dom Plínio, visitou também o Posto de Saúde Estevão Alves do Vale, fez visita aos enfermeiros com os ministros da comunhão.
O bispo, Dom Plínio, Visitou a família de Dona Aldenora para observar todo o processo feito com a castanha desde o preparo de assar até chegar a barraca
Dom Plínio, visitou também a Comunidade Alto da Passagem e conheceu os buritizeiros da comunidade que durante muito tempo foi a principal e a maior fonte de renda.
O bispo, participou de reuniões com os membros do Apostolado da Oração, Pastoral do Dízimo, Conselhos Paroquiais de Pastoral, Econômico e Comunitários, bem como com a Catequese de Crianças, com todos os Jovens da Paróquia, Casais do ECC e a Pastoral Familiar.
Em uma ocasião, durante a Visita, alguns jovens apresentaram suas insatisfações para o Dom Plínio. O jovem Tarcio Sousa, disse: “aqui em Dom Expedito Lopes/PI, estão faltando políticas públicas voltadas para a Juventude, especialmente na área do lazer e concursos”.
Tarcio Sousa
A Carol Barbosa, disse: “nós servimos hoje, como um porta voz para os demais jovens que não tem a oportunidade de falar. Nossa principal dificuldade que nós jovens estamos enfrentando é a questão do desemprego, a falta de concurso público na nossa cidade, pois o último concurso realizado foi em 2003, muitos jovens não eram nem nascidos. então, os jovens que terminaram seus estudos, faculdades e voltaram para Dom Expedito Lopes/PI, não encontram oportunidades de trabalho. Nós jovens, precisamos dessa oportunidade de ter pelo menos um concurso público”.
Carol Barbosa
Vale destacar que Dom Plínio não esteve sozinho durante toda a Visita Pastoral. Em todas as ocasiões, ele foi acompanhado pelo pároco da Paróquia, Pe. Cláudio Santana, pelas Irmãs filhas da Caridade e alguns jovens. Também foi expressiva a participação de grande número de fiéis nas celebrações durante a visita.
Para o pároco, Pe. Cláudio Santana, “a experiência da primeira Visita Pastoral do Bispo, foi uma experiência enriquecedora, foi uma oportunidade do bispo conhecer de perto a Paróquia e o nosso trabalho. Então, concluímos essa visita com os corações ardentes e os pés a caminho, para então continuarmos a nossa missão. Essa visita foi um momento de animação, avaliação e de planejamento”, disse.
Padre Cláudio Santana
Antes de concluir a Visita Pastoral com a Missa de encerramento, dom Plínio reuniu-se na Secretaria Paroquial com o Pároco e as secretárias da Paróquia, para ver os livros paroquiais de anotações de Batismos e de Casamentos, bem como o Livro de Tombo e os livros contábeis da Paróquia.
Esta foi a 48ª Visita Pastoral que Dom Plínio realizou durante os 19 anos, como bispo da Diocese de Picos.
O relatório completo e as fotos das experiências vivenciadas pelo Bispo durante a Visita Pastoral, você pode conferir nos links abaixo:
Relatório da 1ª Visita Pastoral de Dom Plínio Luz à Paróquia de Dom Expedito Lopes-PI
Fonte: dp15.com