NOTÍCIAS


Diocese de Picos cria nova área pastoral e instala seminário propedêutico na cidade de Picos

Na noite de quinta-feira, 25 de janeiro de 2024, festa litúrgica da Conversão de São Paulo, Apóstolo, a Diocese de Picos realizou a criação de mais uma área pastoral, que será dedicada à Nossa Senhora do Carmo e instalou o Seminário Propedêutico São José.

A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio Luz da Silva e teve como concelebrantes: Pe. Antônio Mendes Neto, Pe. Paulo Henrique da Silva Oliveira, Pe. João Pereira de Sousa, Pe. Francisco Régis de Moura, Pe. Marcos Vinicius Rocha Araújo, Pe. Francisco Berto de Carvalho, Pe. Francisco Ramires Barros Moura, Pe. Gildo Coelho de Sousa, Pe. Paulo de Araújo Rocha, Pe. José Pio Feiosa Marinho, Pe. José Mairton da Silva Sousa, Pe. Jonas de Moura de Moura Batista, Pe. Manoel Antônio de Moura, Pe. Gregório Leal Lustosa, Pe. Francisco Pereira Borges, Pe. Francisco Antônio Feitosa, Pe. Feliciano dos Santos Dias, Pe. David de Sousa Barros, Pe. Carlos Danilo de Araújo Santos e Pe. Antônio Cristo de Oliveira.

Na ocasião foram apresentados os Padres João Pereira de Sousa e Paulo Henrique da Silva Oliveira, como responsáveis pela nova área pastoral, com a missão de vigários paroquiais da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Pe. Paulo Henrique vai assumir também a missão de Reitor do Seminário Propedêutico São José.

O Seminário Propedêutico São José é uma casa de formação que acompanha e prepara os candidatos ao sacerdócio ministerial, para o ingresso no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina/PI, para os cursos de Filosofia e Teologia, realizados no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI). A formação dos novos seminaristas da Diocese inclui as dimensões da vida humana necessárias para o desempenho da ação evangelizadora da Igreja, a saber: pastoral, espiritual, intelectual, humano-afetiva e comunitária. Os três primeiros seminaristas acolhidos para este ano de 2024, são: Raí de Sousa Silva, da Paróquia Imaculada Conceição (São Julião/PI), Adenildo de Sousa, Kleiton Kauan Carvalho Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora dos Humildes (Paulistana/PI).

A Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo tem projeção de ser uma futura Paróquia. É formada por 22 comunidades em cinco Setores:

SETOR 01: Nossa Senhora do Carmo (Sede); Emaús; São Judas Tadeu; Aroeiras do Matadouro; Belo Norte; Condomínio Santiago; Condomínio Antonieta.

SETOR 02: Angico Branco; Caldeirões; Gameleira; Chapada do Fio; Fátima do Piauí.

SETOR 03: Tapera; Torrões; Alegre.

SETOR 04: Altos dos Canutos; Tabuleiro dos Pios; Boa Vista dos Borges; Vigia.

SETOR 05: Angical dos Domingos; Cajazeiras dos Gonçalves; Tabatinga.

Durante o evento, o bispo Dom Plínio José, destacou que pretende implantar mais três Paroquias na cidade de Picos/PI, mas todas irão iniciar como Área Pastoral.

No final da celebração, aconteceu o sorteio entre os colaboradores do projeto Amigos do Seminário.

Para ver a criação da Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo e a instalação do Seminário Propedêutico São José, acesse o link abaixo:

Clique aqui

Veja fotos abaixo:

Fotos

 

Fonte: dp15.com




26/01/2024 – Cultura de Picos

COMPARTILHE

SEGUE A @CULTURAFMDEPICOS

(89) 3422-9393

gestaoculturafm@gmail.com
Rádio Educativa de Picos – Cultura FM     
Rua Padre Madeira, 380 A – Centro Picos – PI. 
64.600.018

NO AR:
EXPERIÊNCIA DE DEUS - PE. REGINALDO MANZOTTI