NOTÍCIAS


Diocese de Picos se prepara para a 18ª Semana Diocesana do Dízimo

De 14 a 21 de julho de 2024, a Diocese de Picos celebrará a 18ª edição da Semana Diocesana do Dízimo. Este ano, o tema escolhido é “Dízimo, Partilha para a Manutenção da Comunidade”, em sintonia com a realidade vivida pela Diocese de Picos e em comunhão com o Regional Nordeste 4 da CNBB, que engloba as oito dioceses do Estado do Piauí.

A Semana Diocesana do Dízimo vem em um momento de mudanças significativas na vida da Igreja. De acordo com o Decreto dos Bispos, publicado em 16 de fevereiro de 2024, a partir do Natal do Senhor deste ano serão abolidas as taxas dos sacramentos: Batismo, Crisma, Eucaristia e Matrimônio. Tal decisão reforça a importância do dízimo, que passa a ser a principal fonte de sustento da Igreja.

Os bispos destacam a relevância do dízimo ao citarem o Código de Direito Canônico: “Os fiéis têm a obrigação de socorrer as necessidades da Igreja, para que ela possa dispor do que é necessário para o culto divino, para as obras de apostolado e de caridade e para o honesto sustento dos ministros” (CDC, Cânon 222, § 1º).

Para celebrar bem a 18ª Semana Diocesana do Dízimo, foi elaborada uma Cartilha especial contendo valiosos encontros, testemunhos, reflexões, leituras bíblicas, cantos e preces. Este material será utilizado em todas as paróquias, áreas pastorais, comunidades e famílias, proporcionando uma profunda vivência espiritual e comunitária.

O Pe. Vanderlan da Silva Félix de Lima, Coordenador da Comissão do Dízimo, expressa a importância desta celebração: “Essa experiência já é um marco na vida pastoral da Diocese de Picos. Está profundamente enraizada no coração do povo de Deus. Já entrou para a história como um patrimônio imaterial da Diocese. Esta iniciativa da Igreja particular de Picos tem sido tão exitosa, que já desperta o interesse por parte de outras Dioceses. Isso nos alegra, afinal, como nos diz o Papa Francisco: “o bem é contagioso, deixemo-nos contagiar pelo bem”.

 

Fonte: dp15.com

 




18/06/2024 – Cultura de Picos

COMPARTILHE

SEGUE A @CULTURAFMDEPICOS

(89) 3422-9393

gestaoculturafm@gmail.com
Rádio Educativa de Picos – Cultura FM     
Rua Padre Madeira, 380 A – Centro Picos – PI. 
64.600.018

NO AR:
CRISTIANO ARAUJO - JESUS CRISTO