NOTÍCIAS


Jovem da Diocese de Picos é admitida na Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo

Nesta terça-feira (19/03/2024), Solenidade de São José, esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo da Província de Fortaleza/CE, acolheu as jovens Eleneide Gomes dos Santos e Sabrina de Moura Luz, para a etapa de Formação no Seminário São José, como Irmãs Filhas da Caridade do Seminário São José.   As duas jovens Religiosas foram acolhidas pela Irmã Luzia Feitosa, Visitadora da Província de Fortaleza.

A cerimônia aconteceu, às 10:00h, na Capela da Casa Provincial Maria Medianeira, das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, localizada no bairro Aldeota – Fortaleza/CE e foi presidida pelo Padre Jânio José, CM, Diretor Espiritual Provincial e concelebrantes Padre Sílvio e Padre Júnior da Congregação da Missão, CM.

Admissão no Seminário das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo é o termo usado para as jovens que estão no postulado, e pedem para ingressar na Companhia. A cerimônia é realizada na presença da Visitadora da Província e das demais Irmãs durante a Celebração Eucarística e é motivo de grande festa.

A Irmã Sabrina de Moura Luz, como será chamada, a partir de hoje, é natural de Sussuapara/PI, Diocese de Picos. A mesma foi educada por sua família na Comunidade Pereiros onde o padroeiro também é São José. Para ser admitida, ela passou por várias etapas vocacionais de formação. A primeira foi a Pastoral Vocacional, participando de encontros, onde aflorou o despertar do chamado de Deus em sua vida. A segunda foi o Pré-Postulado, que é justamente o momento do “vinde e vede” (Jo 1,39), passagem bíblica que dois discípulos perguntam a Jesus “Mestre onde moras” (Jo 1,38). Nessa etapa ela começou a ser acompanhada pela comunidade das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo que moram na cidade de Sussuapara, perto da sua residência. A terceira etapa foi o postulado, quando ela sai da sua casa e vai residir com as Filhas da Caridade, como postulante, fazendo aprofundamento maior da vida cristã, da Filha da Caridade, do aprofundamento da pessoa de Jesus Cristo e do Carisma da Filha da Caridade e o conhecimento da história dos Santos Fundadores: São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac. A quarta etapa é a admissão no Seminário das Filhas de Caridade. Isso que aconteceu hoje. Nessa etapa ela disse sim para Deus, assumindo o Ser Filha da Caridade, com todos os seus direitos e deveres.

A cerimônia realizada na Solenidade de São José, celebrada hoje, 19 de março, convida a todos a meditar sobre a figura de São José, um homem justo, silencioso e profundamente obediente à vontade de Deus. Esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus, assume um papel fundamental na história da salvação, mesmo que discretamente. Sua fé inabalável se manifesta em sua constante disposição em acolher os planos divinos, mesmo quando estes desafiam sua compreensão humana.

Neste momento em que a Irmã Eleneide, natural de Paramoti/CE, Arquidiocese de Fortaleza/CE, e a Irmã Sabrina, natural de Sussuapara-PI, Diocese de Picos/PI, se apresentam disponíveis e fiéis à vontade de Deus, alegres e servas sempre atentas, bem como, decididamente entram na etapa de formação do Seminário São José, como Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, é importante pedir a intercessão de São José, patrono das vocações, para que outras jovens descubram a importância da Vida Religiosa Consagrada, como uma escolha segura para dar o seu sim ao chamado de Deus, como fez Maria, Mãe de Jesus, que se colocou à disposição da Sua vontade: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

 

Fonte: dp15.com




20/03/2024 – Cultura de Picos

COMPARTILHE

SEGUE A @CULTURAFMDEPICOS

(89) 3422-9393

gestaoculturafm@gmail.com
Rádio Educativa de Picos – Cultura FM     
Rua Padre Madeira, 380 A – Centro Picos – PI. 
64.600.018

NO AR:
DANIEL - QUE ERA EU