NOTÍCIAS


15 anos da Cultura FM de Picos no Centenário do Rádio Brasileiro

A Rádio Educativa de Picos – Cultura FM, se prepara para celebrar de 12 a 19 de agosto de 2022, os seus 15 anos de serviços prestados nesta região. Este ano, as celebrações da Emissora, possui um significado muito especial, que é o ano do Centenário do Rádio Brasileiro. Por esta razão, todos os colaboradores, parceiros e voluntários estão empenhados em oferecer uma programação dinâmica e envolvente, ressaltando estes dois momentos históricos que marcam a trajetória do Rádio na cidade de Picos e no Brasil.

TRAJETÓRIA EM DESTAQUE

A Cultura FM está situada na cidade de Picos – PI, é uma Emissora da Fundação de Apoio a Comunicação Cristã – FACC, entidade jurídica sem fins lucrativos, outorgada pelo Ministério das Comunicações para executar os serviços de radiodifusão educativa neste município.

A FACC, constituída em 28 de julho de 2004, com a finalidade específica de obter a concessão de uma rádio educativa, resultou do propósito de um grupo de pessoas da cidade de Picos, profissionais liberais, sacerdotes e lideranças comunitárias, sob a coordenação do bispo da Diocese, Dom Plínio José Luz da Silva. Tendo obtido a devida outorga, a FACC colocou a Emissora no ar, pela primeira vez, em 15 de agosto de 2007.

Fundamentada em valores éticos e cristãos, à luz do Evangelho, a Entidade definiu como missão da Cultura FM: “Ser instrumento de transformação social, promovendo uma comunicação responsável, comprometida com a educação e a cultura, a serviço da verdade, da justiça e da paz”.

A fim de atingir seus objetivos, a Organização tem como meta prioritária a manutenção da Rádio Cultura FM, 24 horas no ar. Para isso, vem recebendo cooperação de empresas e instituições, a título de “apoio cultural”, que tem sido sua principal fonte de receitas. Também constituem fontes importantes de recursos financeiros a promoção de eventos e a contribuição voluntária dos sócios e sócias do Clube do Ouvinte.

Operando na freqüência de 104,3 MHz, com potência de 10 KW, a Rádio Cultura FM é uma das emissoras mais potentes do Piauí, alcançando vários municípios do Centro-Sul do Estado, atingindo um público estimado em 500.000 habitantes. A estrutura técnico-operacional, de alto nível, permite à Emissora realizar transmissões, com qualidade, não importando a distância em que esteja localizada a fonte geradora.

Em sintonia com sua missão, a Rádio das Comunidades, desenvolve uma linha de programação voltada para as metas a seguir:

  1. a)      Interagir com as comunidades e com o ouvinte, através da participação direta nos programas e com a realização de programações itinerantes especiais.
  2. b)      Contribuir com a evangelização, dando apoio aos projetos e ações pastorais da Diocese, das paróquias, comunidades e grupos religiosos, através da divulgação, cobertura e transmissão de programas e eventos.
  3. c)      Fazer a cobertura jornalística de acontecimentos e situações próprias do contexto socioeconômico e político, em todos os níveis, contribuindo para a formação de uma opinião pública livre e para o exercício da cidadania.
  4. d)     Veicular conteúdos que proporcionem informação, educação e lazer saudável para todas as faixas etárias, com foco especial nas famílias e comunidades. 

Levando ao ar uma programação alternativa e de qualidade, orientando-se pelos critérios definidos na legislação brasileira a Cultura FM de Picos, ao longo desses 15 anos, construiu uma história de sucesso. Contudo, são desafiadoras as demandas para manutenção, renovação, atualização tecnológicas e qualificação dos serviços. Entretanto, passo a passo, os desafios são superados e hoje, com certeza, a visão de se constituir como referência em radiodifusão educativa, cultural e religiosa, nesta região, foi alcançada.




05/08/2022 – Cultura de Picos

COMPARTILHE

SEGUE A @CULTURAFMDEPICOS

(89) 3422-9393

gestaoculturafm@gmail.com
Rádio Educativa de Picos – Cultura FM     
Rua Padre Madeira, 380 A – Centro Picos – PI. 
64.600.018

NO AR:
MAURICIO MATTAR - PRA FICAR CONTIGO