Aconteceu neste domingo, 19 de novembro, uma ação social no bairro Parque de Exposição em Picos, promovida pelas Pastorais Sociais da Diocese de Picos em alusão ao 7º Dia Mundial dos Pobres.
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco, em 2017, por ocasião da conclusão do Jubileu da Misericórdia e é celebrado no domingo que antecede o Dia de Cristo Rei. E para esta sétima Jornada Mundial dos Pobres tem como tema: “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar” (Tb 4,7).
A ação social iniciou-se às 07:00h com o café da manhã para os missionários. Em seguida, os missionários iniciaram as visitas às famílias do bairro Parque de Exposição. Enquanto isso, na Escola Cívico Militar Maria Gil de Medeiros, realizavam-se serviços de manicure e pedicure, corte de cabelo feminino e masculino e aferimento de pressão arterial.
Na parte da tarde, teve palestras com especialistas em diversas áreas, consultas com clínico geral, consultas com pediatras e, às 16:00h, missa de encerramento presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva.
O Padre Marcos Roberto, articulador das Pastorais Sociais na Diocese de Picos, disse que “a realização do Dia Mundial dos Pobres na Diocese de Picos, mostra exatamente uma Igreja viva, que se coloca em favor dos pobres, dos menos favorecidos na sociedade. Como portadores da mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, nós estamos realizando essa Missão como muita gente, inclusive pessoas jovens, que se colocaram com os pés a caminho. A Igreja nos chama atenção para a vivência do Dia Mundial dos Pobres e para que a gente tenha a mesma expressão de Jesus de ver e ter compaixão da necessidade do outro com o coração aberto”.