Neste sábado, 14 de setembro de 2024, a Diocese de Picos promoveu o II Conselho Diocesano de Pastoral com o tema central de grande relevância para a vida da Igreja: “O Ministério do Catequista a partir do Antiquum Ministerium: a Vocação de Catequista e as Orientações sobre a Formação e Instituição do Documento 112”. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano (CTD) e contou com a presença do Bispo de Picos, padres, religiosas e leigos representantes de grupos, pastorais e movimentos das paróquias e áreas pastorais da Diocese.
A programação do Conselho iniciou-se com um momento de oração conduzido pela Equipe Diocesana de Liturgia. Em seguida, o Bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, deu as boas-vindas aos participantes e fez a abertura oficial do evento, destacando a importância do encontro para a vida Pastoral da Diocese.
O evento foi assessorado por Maria Erivan, Coordenadora da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 1, cuja vasta experiência em catequese trouxe um enriquecimento significativo ao encontro. Erivan destacou a relevância do encontro para os agentes de Pastoral:
“Esse momento de encontro onde os agentes de pastoral, o Bispo com todo o Clero da Diocese aponta e encaminha os direcionamentos para a ação evangelizadora da própria Diocese.”
O Padre Cláudio Santana de Carvalho, Coordenador Diocesano de Pastoral, expressou a importância do evento, afirmando que “é um momento rico de estudo, aprofundamento e encaminhamento Pastoral na nossa Diocese”.
A catequista Ademaria Silva, também compartilhou seu entusiasmo: “Esse é um momento enriquecedor para nós, catequistas. Estar aqui ouvindo a Erivan, que já tem uma jornada catequética muito grande, enriquece ainda mais a nossa caminhada como catequistas”.
O II Conselho Diocesano de Pastoral encerrou-se às 16:00h, para além de proporcionar um espaço de reflexão sobre o ministério do catequista, reforçou a importância da formação contínua e das orientações proporcionadas pelo Documento 112.
Confira as fotos abaixo:
Fonte: dp15.com