Nos dias 16 e 17 de novembro de 2024, a Diocese de Picos realizou a 48ª Assembleia Diocesana de Pastoral com o tema “Fazer memória do passado, celebrando o presente para construir o futuro”.
A Assembleia está dentro da programação jubilar dos 50 anos de instalação da Diocese, e contou com a presença do Bispo Diocesano Dom Plínio José Luz da Silva, padres, diácono, seminaristas, religiosas de vida consagrada e um grande número de leigos e leigas vindos das vinte e sete paróquias e quatro áreas pastorais, representando pastorais, grupos, movimentos, associações e serviços.
Foram pautas da Assembleia: Estudo do Sínodo Diocesano 1990 a 1994; 16ª Romaria da Terra e da Água do Piauí; Projeto Diocesano de Catequese para 2025; Sínodo dos Bispos 2021 a 2024; e a Retrospectiva Histórica da caminhada pastoral da Diocese. Interligava as pautas momentos de oração, partilha e a celebração da Santa Missa no sábado às 18h e no domingo às 07h, ambas transmitidas pela Rádio Educativa de Picos Cultura FM, pelo YouTube Diocese de Picos e os Aplicativos Cultura de Picos e Diocese de Picos.
Ao final do evento, todos os participantes votaram e escolheram as três prioridades pastorais da Diocese de Picos para o ano de 2025 que serão apresentadas a toda a Diocese no Carta Compromisso e no Relatório Geral, a saber:
1ª Renovar o amor preferencial pelos pobres;
2ª Despertar a consciência do povo de Deus acerca da partilha, inclusive sobre a dimensão da Pastoral do Dízimo e do Projeto Amigos do Seminário;
3ª Estabelecer a Missão e a Catequese como prioridades permanentes.
Leia na íntegra a Carta Compromisso e o Relatório Geral nos links abaixo:
Fonte: dp15.com