Teve início na segunda-feira (27/01/2025), o 34º Curso para os Bispos promovido pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de janeiro, com o tema “O Kerygma e os desafios pastorais como fonte de esperança”. O evento acontece no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio de Janeiro/RJ até sexta-feira (31/01/2024), com a participação de vários Bispos da CNBB.
Todos os anos, o Curso reúne representantes do episcopado do brasileiro, a partir de um tema específico enriquecido com dinâmicas de estudo, reflexão e convivência e que ajude na compreensão do presente para guiar melhor o povo Deus nas diversas comunidades no Brasil. A finalidade é proporcionar aos Bispos um ambiente que favoreça o diálogo sobres as diversas realidades do País, assim como defrontar com temas que atingem diretamente a presença da Igreja na sociedade contemporânea.
Para o Curso de 2025 foram convidados conferencistas que vão proferir as seguintes conferências: 1. “O atlas religioso do Brasil: uma leitura a partir do Censo Demográfico 2022” – Felipe Feijó, Coordenador de Área do IBGE; 2. “O Kerygma que o Papa Francisco nos propõe anunciar no contexto brasileiro” e 3. “O impacto do Kerygma na práxis pastoral” – Cardeal Victor Manoel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé; 4. Mesa Redonda – Repercussões de um Censo” – Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília; Cardeal Jaime Spengler, Presidente da CNBB; 5. “Niceia: Contexto, história e significado” – Pe. André Luis Rodrigues da Silva, Professor da PUC – Rio; 6. “A fé cristã no atual contexto” – Pe. Mario de França Miranda, Professor emérito da PUC – Rio; 7. “Desafios atuais da Evangelização e o Dicastério para Evangelização” – Dom Rino Fisichella, Pro Prefeito do Dicastério para a Evangelização; 8. A Igreja no contexto cultural canadense – Dom Richard W. Smith, Arcebispo de Edmonton no Canadá; 9. O Jubileu da Esperança: evento, perspectiva e legado – Dom Rino Fisichella, Pro Prefeito do Dicastério para a Evangelização; 10. Apresentação sobre a Catequese Dialógica – Rafael D’Aqui (ACN Internacional – Diretor da Youcat Foundation); 11. Síntese e perspectivas – Dom Antônio Catelan Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Fonte: dp15.com