MENU

Padres e leigos do Zonal 2 da Diocese de Picos estiveram reunidos na manhã do dia 22 de março (2025), no Centro Social da Paróquia Nossa Senhora dos Humildes em Paulistana, para realizar o Seminário de preparação para a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí.
Pe. Flávio Santiago, anfitrião do encontro conduziu o momento de abertura com a acolhida e oração inicial. Em seguida LC Pe. Marcos Vinícius, pároco da Paróquia Santa Teresinha em Queimada Nova, apresentou um histórico do surgimento à atualidade da Romaria da Terra e da Água no Brasil. Envento que tem como objetivo base desde sua criação a reforma agrária.
O tema trabalhado no seminário foi “Envolvimento da comunidade e ação participativa” e foi conduzido pelo leigo Josivan Ramos, que trouxe para reflexão a preocupação do Papa com a Casa Comum desde a Encíclica Laudato Si, um marco de inserção da Igreja Católica nos debates mundiais sobre sustentabilidade, ecologia e justiça social. Destacou também a importância de manter vivo o tema da Romaria na vida comunitária de modo participativo, para que a Romaria não seja apenas mais um evento no calendário pastoral. É preciso assumir o compromisso social que faz das comunidades eclesiais missionárias portadoras de esperança, especialmente para os mais probres na luta por seus direitos.
O Seminário contou com a participação do Secretário Municipal de Agricultura de Paulistana, Lucas de Brito Alencar, que apresentou as iniciativas de conscientização que estão sendo tomadas no município para que a produção dos agricultores possa acontecer de modo rentável, melhorando a renda familiar, e de modo orgânico, isto é, sem agredir o meio ambiente.
A manhã de estudo foi concluída com a apresentação das propostas dos grupos de estudo, a saber:
PREPARAÇÃO PARA 16º ROMARIA DA TERRA
GRUPO 1
1.1 Acolher e viver bem a passagem da Cruz peregrina nas paróquias;
1.2 Motivar o estudo dos Temas da Cartilha da Romaria pelos grupos, pastorais e comunidades;
1.3 Rezar as orações da Romaria, fazer preces pela Romaria nas missas dominicais;
2.2 Critica o consumismo e o desenvolvemento irresponsável:
– Reduzir o desperdício;
– Promover agricultura sustentável
– Conscientizar sobre os males do uso dos agrotóxicos;
– Educar para uma convivência com o semi-árido;
– Incentivar a horta familiar;
3. Trazer para a realidade local das paróquias do Piauí as decisões da carta compromisso da 16ª Romaria, por exemplo nas Novenas de Natal, Encontros da CF, etc.
GRUPO 2
1° NAS Assembléias de Setor
trazer Agricultores orgânicos
para dar exemplos de como funciona a experiência de trabalhar sem uso de agrotóxico, mantendo a Renda de forma sustentável e até fortalecendo.
2ª Ação de conscientização sobre o descarte correto do lixo, para que as pessoas não joguem lixo nas ruas e meio ambiente.
Confira fotos abaixo: