NOTÍCIAS


Diocese de Picos reúne sacerdotes, religiosas, leigos, educadores e prefeitos no Encontro Diocesano Pacto Educativo Global

A Diocese de Picos promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 27 de março, no auditório Dom Helder Câmara, no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, na cidade de Picos-PI, o Encontro Diocesano Pacto Educativo Global. O evento teve como objetivo tornar o Pacto conhecido e discutir maneiras de fortalecer a educação na região. Esta iniciativa, faz parte das comemorações do Jubileu de 50 anos da Diocese, que segue até o dia 21 de setembro de 2025. O encontro reuniu o Clero Diocesano, leigos, religiosas, líderes educacionais, diretores de escolas, além de secretários de educação, prefeitos e representantes dos 42 munícios que compõe a área geográfica da Diocese de Picos.

A programação teve início com um momento de oração, seguida da solenidade de abertura com participação dos estudantes do Instituto Monsenhor Hipólito – IMH. Na sequencia o bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, fez uso da palavra destacando a importância dos compromissos indicados pelo Papa Francisco no Pacto Educativo Global e declarando a abertura oficial dos trabalhos. O Padre Carlos Danilo de Araújo Santos, coordenador do evento e da Comissão para o Jubileu de 50 anos da Diocese, destacou em sua saudação aos participantes: “compreendendo que a educação também se faz em nossas instituições, queremos unir todos para este pacto, responsabilizando a família, ouvindo as gerações mais novas, promovendo a mulher, renovando a economia, a política, e cuidando da casa comum, conforme propõe o Santo Padre no Pacto Educativo Global”.

Após a solenidade de abertura, foi transmitida uma vídeo mensagem do Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação da Santa Sé. Depois de cumprimentar os participantes, o Cardeal Tolentino enfatizou que, “o simples fato de estarem reunidos, educadores católicos e leigos, já é uma primeira concretização do Pacto Educativo, que tem entre seus principais objetivos a criação de redes entre os diversos organismos dedicados à educação”. O Cardeal lembrou que “essa dimensão comunitária da educação já está profundamente enraizada na cultura brasileira, como demonstram as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que também foram espaços de educação, e os Círculos de Cultura de Paulo Freire, baseados em uma educação participativa”.

O Cardeal Tolentino prosseguiu afirmando que “na região de Picos, a tradição do ensino e da transmissão do conhecimento se manifesta de diversas formas: na literatura de cordel, que por gerações educou o povo sobre sua própria história, e nas manifestações culturais como o Reizado e a Dança do Congo, que transmitem ensinamentos através da música e do teatro popular”. Entre outras citações, ele recordou que a música “Xote Ecológico” do cantor e compositor nordestino Luiz Gonzaga “coincide com o sétimo compromisso do Pacto Educativo Global sobre a necessidade de cuidar da casa comum e formar cidadãos conscientes da preservação ambiental”.

Na parte final da mensagem, o Cardeal José Tolentino, deixou a seguinte exortação aos participantes: “que vocês possam valorizar as tradições locais e, ao mesmo tempo, manter o olhar voltado para o futuro, construindo uma educação que una raízes e inovação”. E acrescentou: “vocês estão no caminho certo: quem começa bem já está na metade do caminho. Busquem o diálogo com respeito mútuo, colaborem ao máximo e reconheçam que compartilham a mesma missão: formar os cidadãos do amanhã”.

Em seguida, o professor Dr. Humberto Herreras Contreras, membro da ANEC – Associação Nacional de Escolas Católicas, proferiu uma palestra com o tema: “Construir o Pacto Educativo desde o nosso local”, onde abordou a necessidade de fortalecer os vínculos sociais e educacionais a partir da realidade particular de cada município. Ao final da exposição, o professor Humberto, declarou: “espero que, a partir deste encontro, possamos continuar unindo essas pessoas e colocando o diálogo em prática, iniciando processos que, infelizmente, muitas vezes são interrompidos pela falta de comunicação ou coragem. Vejo que o Pacto Educativo Global é uma inspiração de coragem para a construção de uma educação que visa renovar os vínculos da nossa sociedade”.

Antes de finalizar o encontro, houve um momento, onde alguns dos participantes partilharam suas experiências e perspectivas, correlacionadas aos compromissos apontados pelo Pacto Educativo Global. Também houve um forte apelo por parte da coordenação do evento, de que os compromissos estabelecidos no encontro, sejam respaldados com ações práticas em favor da atual e das futuras gerações.

 

Por Daniel Jorge

Supervisão: Pe. Carlos Danilo

Fotos: Remédios Santos




31/03/2025 – Cultura de Picos

COMPARTILHE

SEGUE A @CULTURAFMDEPICOS

(89) 3422-9393

gestaoculturafm@gmail.com
Rádio Educativa de Picos – Cultura FM     
Rua Padre Madeira, 380 A – Centro Picos – PI. 
64.600.018

NO AR:
SANTO TERÇO - CULTURA DE PICOS