MENU

Na manhã desta segunda-feira, 28 de abril de 2025, membros da Comissão Diocesana para Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis participaram de uma entrevista ao vivo na Rádio Educativa Cultura FM. O objetivo foi informar à população da microrregião de Picos sobre o funcionamento e os canais de atuação da Comissão, conforme as diretrizes estabelecidas pela Carta Apostólica “Vos Estis Lux Mundi” (Vós Sois a Luz do Mundo), do Papa Francisco.
Criada aos 05 de outubro de 2021, a Comissão tem a missão de receber e averiguar denúncias de possíveis abusos cometidos por clérigos ou membros de institutos de vida consagrada ligados à Diocese de Picos. Todas as informações recebidas são tratadas com sigilo, resguardando a identidade do denunciante, e seguem os trâmites previstos tanto pela legislação civil quanto pela canônica.
Durante a entrevista, Dom Plínio José Luz da Silva, bispo diocesano de Picos, reforçou a importância da iniciativa:
“Estamos aqui para dizer para todos que a Comissão existe. A cada dois meses temos uma reunião para debatermos sobre a nossa missão. Esperamos que nunca seja necessário, mas, se for, daremos toda nossa atenção”.
Além de Dom Plínio, integram a Comissão: o Padre Paulo Henrique da Silva Oliveira, Dr. Johilse Gomes da Silva, Irmã Ana Teresa Bezerra da Silva, Dra. Maria das Graças e Maria das Dores.
Para facilitar o acesso da população e o encaminhamento de denúncias sobre fatos ou suspeitas de abusos contra menores ou pessoas vulneráveis, a Comissão disponibiliza os seguintes canais de contato:
1. Atendimento presencial na Cúria Diocesana de Picos, através de agendamento prévio, pelo telefone (89) 3422.1961 ou pelo e-mail: comissaodetutela@dp15.com;
2. Por correspondência via Correio registrada com AR e endereçada à Comissão Diocesana para Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, no endereço: Rua Padre Madeira, 380 – Centro – CEP 64600-018 – Picos/PI;
3. Por correspondência entregue, em mãos, num envelope lacrado, endereçado à Comissão Diocesana para Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, na Cúria Diocesana, Rua Padre Madeira, 380 – Centro – Picos/PI;
4. Por correspondência, pelo e-mail: comissaodetutela@dp15.com.
Vale ressaltar que as denúncias devem ser encaminhadas à Comissão, juntamente com o Formulário para Denúncia, preenchido e assinado pelo denunciante.
Para mais informações sobre o papel da Comissão Diocesana, acesse os links abaixo:
Decreto de criação da Comissão Diocesana para Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis
Decreto de nomeação da Comissão Diocesana para Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis
Regimento da Comissão Diocesana para Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis
Fonte: dp15.com