NOTÍCIAS


Seminário Urgência Ambiental define estratégias para enfrentar PL’s da devastação no Piauí

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4, por meio da Cáritas, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Comissão Justiça e Paz (CJP), promoveu, nesta sexta-feira (22/08), o Seminário Urgência Ambiental. O evento foi realizado no Centro Guadalupe, em Teresina, e contou com a presença de bispos, autoridades públicas e representantes de entidades, associações e movimentos populares comprometidos com a causa ambiental.

O principal objetivo do seminário foi promover a escuta das lideranças populares sobre a questão ambiental observada por estas nos diversos territórios de Desenvolvimento do Estado e definir estratégias para enfrentar os Projetos de Lei conhecidos como “PL’s da Devastação”. Esses projetos enfrentam a resistência de ambientalistas, por seus impactos na proteção ambiental e por afetar diretamente a população em comunidades tradicionais, principalmente no cerrado.

Foram convidados para o seminário representantes de secretarias do governo, parlamentares, Ministério Público, Defensorias Públicas, OAB e outros órgãos fiscalizadores, com a intenção de ouvirem as reivindicações das lideranças nos territórios impactados por grandes projetos econômicos no Piauí.

A iniciativa proporcionou um espaço fundamental para que representantes dos diversos territórios pudessem expor suas preocupações e desafios sobre as fragilidades socioambientais de suas regiões. No encontro, também foram apresentadas sugestões para combater ou minimizar os efeitos da crise climática no Piauí.

O seminário reuniu representantes de diversas comunidades e entidades, incluindo a Associação dos Pescadores Artesanais de Parnaíba, o Coletivo dos Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado, a Associação de Desenvolvimento da Planície Litorânea e o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu. O encontro contou ainda com a participação de outras associações de populações que podem ser impactadas pelas mudanças climáticas.

Em sua fala, Dom Juarez Marques, destacou que é papel da Igreja promover uma teologia que valorize a sustentabilidade. De acordo com o arcebispo, a proteção do meio ambiente é um princípio bíblico e a Igreja possui um papel essencial na conscientização sobre práticas sustentáveis: A fé cristã ensina que Deus criou o mundo e entregou ao ser humano a responsabilidade de cuidar de toda a criação. Portanto, somos corresponsáveis na missão de proteger os bens naturais e, por isso, devemos participar ativamente na defesa de políticas e iniciativas ambientais.

O bispo de Picos e referencial para a Ação Sociotransformadora, Dom Plínio José Luz reforçou que o encontro surge como mais um desdobramento da 16ª Romaria da Terra e da Água: Estamos dando continuidade a uma série de iniciativas que visam a proteção dos bens e dos recursos naturais nos diversos territórios do Piauí. Estas pautas foram amplamente discutidas na Romaria, mas agora nós precisamos ir em busca de ações concretas e efetivas que possam garantir o direito dos povos que habitam as comunidades tradicionais e que estão sendo prejudicados pelos grandes projetos econômicos.

 

Fonte: CNBBne4

Confira matéria completa na integra




25/08/2025 – Cultura de Picos

COMPARTILHE

SEGUE A @CULTURAFMDEPICOS

(89) 3422-9393

gestaoculturafm@gmail.com
Rádio Educativa de Picos – Cultura FM     
Rua Padre Madeira, 380 A – Centro Picos – PI. 
64.600.018

NO AR:
892 - OMNIA COMUNICACAO B