MENU

Nessa quarta-feira, dia 03, a Rádio Cultura FM de Picos recebeu auditores-fiscais da Receita Federal, para uma entrevista especial no Jornal da Cultura, sobre as atualizações e novidades do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) 2025.
Participaram da entrevista os auditores-fiscais Fábio Galvão, que já atuou como Supervisor da Malha Fiscal/ITR e hoje exerce funções na Aduana e na Cidadania Fiscal, e Fábio Chaves Valente, auditor-fiscal da Receita Federal com experiência nas áreas de arrecadação, cobrança, investigação e fiscalização tributária. Valente é bacharel em Ciências Contábeis, cursa Mestrado em Engenharia de Transporte e Gestão Territorial e também graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.
Ao lado dos auditores, também esteve presente Maria Amélia Ramos de Castro, representante da Cidadania Fiscal em Teresina e responsável pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) no estado do Piauí. Ela reforçou o papel do NAF, projeto que, em parceria com a Receita Federal e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), oferece orientação gratuita em questões contábeis e fiscais para a população, incluindo auxílio na declaração do ITR.
Os três estiveram em Picos para participar de um evento promovido pelo curso de Ciências Contábeis da UESPI – Campus Picos, que acontece nesta quarta e quinta-feira com o tema “ITR 2025: Atualizações e Novidades”.
Durante a programação da UESPI, os representantes da Receita Federal e do NAF conduziram palestras, plantão fiscal e oficina, com o objetivo de esclarecer dúvidas, orientar estudantes, profissionais e a comunidade em geral sobre a declaração do imposto.
Na entrevista, concedida a Cultura FM, os especialistas destacaram a importância de realizar a declaração dentro do prazo, alertaram sobre os erros mais comuns no preenchimento e explicaram como funciona o pagamento do imposto.
A presença dos representantes da Receita Federal em Picos reforça a importância da aproximação entre o órgão e a sociedade, garantindo mais informação e transparência no cumprimento das obrigações fiscais, além de contribuir com a formação acadêmica e profissional por meio da parceria com a UESPI.
Confira a Entrevista na Íntegra:
Por Emilianny Barbosa | Jornalista
Edição/áudio: Daniel Jorge
Fotos: Bárbara Leal e Emilianny Barbosa